Subscribe Now
Trending News

Dicas sobre turismo

O que fazer

Aprendizagem e Vivencias

Associação Cultural Polonesa 

A paixão pela cultura e pelos costumes dos antepassados é o que move os membros da Associação Cultural Polonesa, que promove uma vez ao ano a tradicional Noite Polonesa. A sede da Associação encontra-se situada no bairro histórico Alto Paraguaçu, conhecida também como Casa Polaski,…

Arquitetura

Casa Polaski 

A Casa Polaski foi comprada pelo IPHAN em 2008 que desde então iniciou os trabalhos para sua recuperação, o imóvel representa um exemplar da arquitetura eslava em Itaiópolis, localizada na Rua Padre João Kominek, nº 120, foi edificada no ano de 1928, tendo como seus…

Artesanato

Centro de Tradição Ucraniana 

Em frente a Igreja Sagrada Família em Iracema o Centro de Tradições Ucraniana é um espaço de exposição e venda do artesanato tradicional, das pêssankas e do bordado ucraniano. É gerido pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada em prol da preservação e divulgação da cultura…

Artesanato

Centro de Recepção de Visitantes 

Centro de recepção de visitantes e informações turísticas está localizado na Praça Brasil, no centro de Itaiópolis. A edificação em madeira, com características marcantes da arquitetura polonesa, com varanda com guarda-corpo e lambrequins, datada do final do século XIX, foi realocada para a Praça Brasil…

Cultura e História

Salão Hugo Dylla 

Foi construído em 1955, em alvenaria tendo como proprietários a comunidade de Alto Paraguaçu e a Mitra Diocesana de Joinville. Abriga as Sessões do Cine Clube Paraguaçu, um projeto do Programa Cine Mais Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal e IPHAN. Contatos: cineparagua@yahoo.com.br http://www.cineclubeparagua.blogspot.com…

Bibliotecas

Biblioteca Pública Municipal Governador Jorge Lacerda 

A Biblioteca Pública Municipal Governador Jorge Lacerda foi criada através da iniciativa de um grupo de cidadãos de Itaiópolis, no final da década de 1960, preocupados com o desenvolvimento cultural da cidade. Cada membro contribuiu com uma importância em dinheiro para compra de livros, até…

Cultura e História

Casa da Cultura Erci Oliveira Gaio 

A Casa da Cultura foi inaugurada em dezembro de 1996, promove cursos particulares ou cursos subsidiados pela Prefeitura Municipal que envolvam diversas áreas de manifestações artísticas e culturais como música,dança,artes plásticas,artesanato,teatro,entre outros. Tem como alicerce priorizar a identidade e a cultura popular, bem como estimular…

Arquitetura

Túnel de Trem 

Distante 4 km do centro da cidade, possui 303 metros de extensão. Passam por ele, diariamente, trens cargueiros. REDES SOCIAIS

Cultura e História

Monumento aos Imigrantes 

Localizado junto a Rodoviária de Itaiópolis, o Monumento presta homenagem aos imigrantes poloneses e ucranianos, bem como a cultura presente entre seus descendentes. Foi confeccionado pelas professoras de Artes do município: Aline Valiati, Sandra Levandoski Rech e Josieli Valiatti. Este trabalho fez parte do Término…

Alimentos e Bebidas

Produção de uva 

Propriedade de Wilson Matias Marciniak, na localidade de Santo Antônio. Produção para venda no local e para exportação. Contatos: telefone : (47) 3692-6606  

Espaços de Lazer

Calçadão João Paulo II 

Localizado no centro da cidade, próximo a Igreja Matriz, conta com comércio diversificado. No calçadão é possível apreciar belas pinturas que remetem a história, cultura e cotidiano do município, representadas através da obra “Imagens da nossa terra”, obra das artistas itaiopolenses Analu Steffen e Raquel…

Arquitetura

Prefeitura Municipal de Itaiópolis 

A nova Prefeitura de Itaiópolis, assim chamada porque foi feita em substituição à antiga Prefeitura já desativada e demolida, foi inaugurada em 1988, e foi construída no estilo Zakopane. Zakopane é uma cidade montanhesa conhecida como a “capital do Inverno da Polônia”, que fica localizada…

Cultura e História

Praça Brasil 

Localizada no centro da cidade próxima a Prefeitura Municipal. Conta com o monumento comemorativo aos 75 anos do município, o Parque Infantil Tia Alzira e o Centro de Recepção ao Visitante.

Cultura e História

Grupo Folclorico Ucraniano Ukrainska Ducha 

O Grupo Folclórico Ucraniano Ukrainska Duchá tem sede na localidade de Iracema / Itaiópolis.  INICIO: O grupo iniciou a nova fase no dia 10 de maio de 2015 com 14 componentes, nascendo do grupo Infanto juvenil Ránha Zirnetzcka (Estrela Matutina) que surgiu na comunidade com…

Cultura e História

Grupo Folclórico Polonês Wiezy Polskie 

Fundando do dia 22 de agosto de 2004, dia internacional do folclore, com objetivo de manter vivas as tradições e costumes poloneses herdados dos primeiros imigrantes que se instalaram no bairro de Alto Paraguaçu e arredores de Itaiópolis. Possui categoria infantil e adulto. Contatos: telefone…

Cultura e História

Joelho 

Massa doce feita com trigo, ovos, leite, fermento, margarina, sal, açúcar e pinga. A massa em formato de um joelho é frita e posteriormente passada no açúcar

Cultura e História

Boi Ralado no Espeto 

Feito com carne moída, tomates, pimentões, cebola e temperos verdes. A carne é moldada em espeto de madeira de pinho e assada na churrasqueira. A tradicional Festa do Boi Ralado, surgiu a partir da criação do prato “Boi Ralado” pelo itaiopolense João Carlos Cisczewski. Em…

Cultura e História

Korovai 

Pão de origem ucraniana. A parte superior do pão é decorada com sinais simbólicos feitos de massa com cruzes rosetas, folhinhas e algumas vezes até pássaros. É ofertado aos noivos como sinal de boa sorte.

Cultura e História

Broa 

Tem origem polonesa, feita com farinha de trigo, farinha de centeio, sal e água. Deve ser amassada por pelo menos uma hora e assada em forno de lenha. REDES SOCIAIS

Cultura e História

Aluske 

O Aluske é originário da Ucrânia, sendo muito semelhante ao charutinho de folha de parreira ou de repolho da culinária árabe. É preparado com repolho ou couve, recheado com arroz temperado ou quirera de milho.  

Cultura e História

Pirogue 

Tradição dos imigrantes poloneses de Santa Catarina, o pirogue (ou ‘pierog’) é um pastel salgado cozido fácil de fazer e que faz muito sucesso na época do Natal, recheado com requeijão e temperos verdes, a massa é feita com trigo, batatinha, ovos e água. É…

Artesanato

Bordado Ucraniano 

  O BORDADO UCRANIANO Conhecido na tradição religiosa e nacional,é utilizado como adorno,enfeite e rito. A arte popular harmoniosa e perfeita na combinação das cores e na precisão da agulha e do fio recebem desenhos típicos e combinação de cores usados nas diversas regiões. Desde as…

Artesanato

Wycinanki 

É a arte de recortar papel. Vêm da necessidade de ornamentar o interior das cabanas/choupanas dos camponeses poloneses, que tinham como exemplo as luxuosas moradas de seus senhorios. Contatos: telefone : (47) 3652-1306

Agroturismo

Turismo Rural 

O Turismo Rural por meio da agricultura familiar em Itaiópolis tem crescido gradativamente na medida em que ações paralelas de preservação e valorização do patrimônio cultural estão sendo desenvolvidas em parceria com diversos setores. Uma das características intrínseca do imigrante está na organização de sua…

Cachoeiras e Cascatas

Belezas Naturais 

O município de Itaiópolis conta com uma grande diversidade de recursos naturais que podem se constituir em atrativos turísticos. São cascatas, grutas, cavernas, cachoeiras e rios. Entretanto, o município não dispõem, atualmente, de roteiros turísticos formatados para esse segmento. Considerado um segmento emergente, o Ecoturismo…

Lugares

Capelinhas do Rosário 

Próximo a Igreja Santo Estanislau, em Alto Paraguaçu, fica um bosque no qual estão as “Capelinhas do Rosário”, que abrigam mosaicos onde são mostradas passagens importantes da vida de Jesus Cristo e Maria, lembradas na oração do rosário. O local chama a atenção pela tranqüilidade…

Lugares

Romaria ao Morro do Calvário – Via Sacra 

No ano de 1895 vieram da Ucrânia para o Brasil cerca de 5500 famílias. Parte delas, cerca de 200 famílias, veio para a região de Iracema, município de Lucena (hoje Itaiópolis). Naquele ano construíram uma pequena igreja dedicando-a a Santo Antônio (hoje dedicada a Nossa…

Igrejas

Igreja São Pedro e São Paulo 

Em 1911 vieram da Ucrânia as Irmãs Servas de Maria Imaculada – Irmãs Ucranianas, as quais atendiam as comunidades catequizando e lecionando para os alunos. As irmãs construíram uma casa em Moema. Por muitos anos a casa funcionou como internato para meninas atendendo as necessidades…

Igrejas

Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 

Localizada no centro da cidade, sendo que sua construção se deu entre os anos de 1919 e 1929. Possui pinturas internas e um órgão de tubos, adquirido no ano de 1952, o qual no Brasil existem somente três neste estilo, sendo que este órgão foi…

Aprendizagem e Vivencias

Moinhos Coloniais 

O município de Itaiópolis possui seis moinhos artesanais, sendo que um está em funcionamento: Moinho Paraguassu. Os demais Moinhos encontram-se em propriedades particulares e precisam de autorização para visitação. Dois moinhos eram movidos por roda d’água, um por turbina d’água e os demais por motor…

Construções Históricas

Moinho Paraguassu 

Localiza-se na Rua Alfredo Schneider nº 1469, Bairro de Alto Paraguaçu. Construído pelo Sr. Roberto Landowski, no ano de 1938. Sempre teve a originalidade de moer trigo e centeio para as famílias da região, o qual esta atividade continua sendo aplicada ainda hoje. O proprietário…

Arquitetura

Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu 

Localiza-se a 7 Km do centro. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional devido ao seu elevado valor histórico e paisagístico no contexto do patrimônio cultural da imigração. O núcleo urbano conta com casas históricas, 2 moinhos, Fábrica de Vinagre, Igreja Santo…

Artesanato

Pêssanka 

Ovo decorado com signos e cores, possui poderes de talismã. Pêssanka é um termo derivado do verbo “pessaty”, que significa escrever, portanto, pêssanka é na sua melhor tradução uma forma de escrita.  

Igrejas

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

Localizada na localidade de Xavier da Silva, a aproximadamente 20 Km do centro. Desde 1895 atende a comunidade ucraniana, sendo considerada a primeira igreja de rito ucraniano do Estado de Santa Catarina.

Igrejas

Paróquia Sagrada Família 

Localizada na localidade de Iracema, a 25 Km do centro, a Paróquia da Sagrada Família de Iracema pertence ao Rito Bizantino Ucraniano Católico. Foi criada oficialmente em Iracema em 1903, e seu primeiro pároco foi o missionário Basiliano Pe Clemente Bzuchovskei. No ano de 1895…

Arquitetura

Casas Típicas dos Colonizadores 

Na sede do município pode-se apreciar construções de origem alemã e polonesa. Na localidade de Alto Paraguaçu, arquitetura polonesa, com destaque para a Igreja de Santo Estanislau. Em Serzefredo, casas polonesas e alemãs, com moinhos de roda d’água e marcenarias típicas. Em Iracema, construções ucranianas….

Clube

Clube 16 de Abril 

É uma construção de meados do século XX que surgiu de uma associação de imigrantes alemães chamada “Sociedade Recreativa Leservein”. Com a 2ª Guerra Mundial as perseguições aos alemães fez com que o nome fosse alterado para Clube 16 de abril. Fonte: Relatório Patrimônio Arquitetônico…

Clube

Sociedade Rui Barbosa 

Localizada no Bairro de Alto Paraguaçu, era denominada Sociedade Bratniey Pornocy, sendo sua construção datada de 1902. Foi fundada no dia 22 de janeiro de 1922 e posteriormente teve seu nome alterado para Sociedade Rui Barbosa, jurista admirado pelos imigrantes poloneses. Fonte: Sociedade Rui Barbosa….

Igrejas

Paróquia Santo Estanislau 

Localizada no Bairro de Alto Paraguaçu, a 7 Km do centro, é considerada a maior igreja construída por imigrantes poloneses. Sua construção foi iniciada em 1915, tendo sido inaugurada no dia 08 de maio de 1922. Internamente, a Igreja é toda decorada com pinturas, apresentando…

Categorias