O Turismo Rural por meio da agricultura familiar em Itaiópolis tem crescido gradativamente na medida em que ações paralelas de preservação e valorização do patrimônio cultural estão sendo desenvolvidas em parceria com diversos setores.

Uma das características intrínseca do imigrante está na organização de sua propriedade, nos saberes e fazeres do colono que descende da corrente imigratória eslava. A condução das ações para o desenvolvimento do turismo está em saber aproveitar e potencializar estas características de forma que o proprietário consiga organizar sua propriedade para atender a demanda turística sem perder a sua originalidade.

O município de Itaiópolis é um dos maiores produtores de frutas da região, sendo pioneiro na produção de pera no estado, atualmente diversificando com a produção de pêssego, uva, ameixa, morango, jabuticaba, mirtilo, tangerina, laranja e maçã.

Muitas famílias começaram a se organizar na recepção de visitantes que buscam apreciar a florada e a colheita, aproximando-se da experiência das propriedades rurais, consolidando o turismo na agricultura familiar de Itaiópolis por meio doRegião Turística Caminhos do Contestado, formatada pelo Departamento de Turismo e Epagri em parceria com o Conselho Municipal de Turismo. Outro projeto que converge com estas ações é o turismo pedagógico, onde algumas propriedades já estão sendo preparadas no receptivo de escolares para mostrar como o agricultor de Itaiópolis tira o seu sustento da terra.

Contatos:
turismo@itaiopolis.sc.gov.br