Localizada na localidade de Iracema, a 25 Km do centro, a Paróquia da Sagrada Família de Iracema pertence ao Rito Bizantino Ucraniano Católico. Foi criada oficialmente em Iracema em 1903, e seu primeiro pároco foi o missionário Basiliano Pe Clemente Bzuchovskei.

No ano de 1895 vieram da Ucrânia, cerca de 5.500 famílias, parte delas, cerca de 200 famílias, veio para a região de Iracema, distrito de Colônia Lucena, fixando-se em Xavier da Silva, próxima a Iracema. No mesmo ano construíram uma pequena igreja, dedicando-a a Santo Antônio, hoje dedicada a Nossa Senhora do Perpátuo Socorro. Com o aumento de famílias ucranianas na região de Iracema, em 1907, a igreja da comunidade de Xavier da Silva, primeira igreja construída por imigrantes ucranianos no Brasil, tornou-se pequena.

No ano de 1898, sobre a montanha denominada Monte Claro, em Iracema, foi construída uma igreja dedicada a São José, em 1907-1910 foi construída outra grande igreja em madeira. Posteriormente em 1917 foi construído um campanário e em 1922 foi construído o mosteiro. A comunidade de Iracema foi atingida por uma tragédia, em 1955, quando um incêndio reduziu a igreja e todo o conjunto a cinzas.

Após três anos de esforço coletivo dos fiéis, uma nova edificação ressurgiu em frente ao morro, com linhas arquitetônicas bizantinas, em 1959 foi consagrada a Igreja Sagrada Família. Atualmente, aos domingos, as missas continuam sendo celebradas na língua ucraniana; aos sábados e dias santos em português.

Contatos:

telefone : (47) 3134-1050