No ano de 1895 vieram da Ucrânia para o Brasil cerca de 5500 famílias. Parte delas, cerca de 200 famílias, veio para a região de Iracema, município de Lucena (hoje Itaiópolis).

Naquele ano construíram uma pequena igreja dedicando-a a Santo Antônio (hoje dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Considerada a Primeira Igreja Ucraniana construída no Brasil que, restaurada, conserva-se até hoje em seu estilo original e nela celebra-se a Divina Liturgia duas vezes ao mês.

Porém, não se tornou centro. Centro tornou-se Iracema, sobre uma montanha hoje chamada Monte Claro. No ano de 1898, sobre esta montanha foi construída uma igreja dedicada a São José.

Sobre a mesma montanha, ao lado da igreja foi construído o Mosteiro, que no ano de 1943 foi ampliado em mais de um andar para abrigar os estudantes basilianos.

No ano de 1917, foi construído ao lado da igreja um alto e belo campanário,bem como uma marcenaria,tendo como finalidade a formação profissional dos jovens.

Para grande tristeza de toda a comunidade, todo este complexo foi destruído pelo fogo. Isto ocorreu na noite de 30 de abril para 01 de maio de 1955, de sábado para domingo,quando era para ser inaugurada a gruta consagrada a Nossa Senhora de Lourdes,em memória ao centenário da promulgação do dogma da Imaculada Conceição.

A comunidade iniciou ao pé da montanha a construção da nova Igreja agora em alvenaria sendo consagrada e dedicada à Sagrada Família. Dos pés da montanha até seu cume estende-se o caminho calçado de pedras, tendo ao seu lado as capelas com as estações da Via-Sacra. No alto da montanha,marcando o lugar exato onde ficava o altar da antiga igreja que queimou,foi construída a 12ª estação da Via-Sacra “Cristo morreu Pregado na cruz”.

No dia 15 de setembro de 1980, quando era Pároco o Reverendíssimo Padre Marciano Nicolau Pensak,chegou para uma visita em Iracema. Surgiu então, entre o Padre Marciano e o então pároco de Prudentópolis, Padre Basílio Cembalista, uma conversa e a bela ideia sobre a propagação da Via-Sacra convidando as paróquias da eparquia para participarem, sempre no 3º domingo da Quaresma. O convite foi estendido a todas as paróquias e no dia 22 de março de 1981 celebrou-se a Primeira Via-Sacra a nível eparquial.

Esta primeira romaria comum a varias paróquias aconteceu com grande eficácia e a notícia estendeu-se logo entre as comunidades do Brasil, de modo que, no dia 14 de março do ano seguinte, realizou-se a segunda grande romaria com a presença de mais de três mil pessoas. Destas, 1200 receberam a Eucaristia.

No dia 09 de outubro de 1983 foi inaugurada e abençoada no alto da montanha a Cruz de 45 metros de altura em homenagem ao Milênio do Cristianismo da Ucrânia.

Quando o fogo destruiu a igreja, o campanário e o mosteiro houve uma grande dor e muito sofrimento, um verdadeiro calvário para a Paróquia de Iracema. O povo chorou, porém não perdeu a fé e a esperança. E com esta fé, com a qual Deus os cumulou, de que tudo pode recuperar reconstituir, houve o envolvimento de toda comunidade para que uma nova história fosse escrita.

Depois de lágrimas, depois do grande sofrimento, vem a ressurreição. E assim aconteceu. Sem a ajuda de nenhuma organização, com o seu sacrifício, reconstituíram todo o complexo.

O Reverendíssimo Padre Marciano Pensak faz parte da história da criação e propagação da Romaria Penitencial ao Morro do Calvário de Iracema, tornando-se o maior evento religioso da região fortalecendo a fé e o Turismo Religioso do município de Itaiópolis e no Estado de Santa Catarina, atraindo milhares de romeiros e visitantes.

Hoje, Itaiópolis orgulha-se em fazer parte do Mapa do Turismo Religioso de Santa Catarina.