facebook
Portal de Turismo de
Itaiópolis

Itaiópolis


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Itaiópolis, centenária cidade emancipada em 1918, está localizada no planalto norte catarinense. Sua história inicia com a Colônia Lucena que no ano de 1890 pertencia à cidade paranaense de Rio Negro.

Pelo seu território passou a rota de tropeiros que faziam a ligação comercial entre o sudeste e o sul do Brasil em lombo de mulas. As primeiras famílias de imigrantes chegaram por volta de 1889.

A colonização polonesa, ucraniana e alemã, foi determinante na formação identitária do município, tanto demograficamente (visto que grande parte da população tem ascendência europeia) quanto na organização econômica (agricultura familiar, fruticultura, fumicultura e agropecuária, representando as maiores fontes de renda do município). Sua singularidade está nos atrativos turísticos com enfoque no patrimônio de natureza material e imaterial que continuam presentes no cotidiano do município.

As características culturais da imigração eslava permanecem até os dias atuais compondo o seu patrimônio material e imaterial. As manifestações religiosas, o artesanato, os saberes e fazeres do imigrante eslavo nas técnicas construtivas adaptadas à matéria prima local, ao clima e a geografia, a culinária típica com suas variações, o cultivo da terra provendo a sua subsistência compõem este vasto cenário que ilustra a cidade mais eslava de Santa Catarina. Conhecer este território proporciona uma experiência única e original de sabores e saberes.

Itaiópolis é berço da colonização polonesa e ucraniana em Santa Catarina, reúne artesanato cultural, gastronomia típica e arquitetura em um cenário deslumbrante. O Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu, bairro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; a Casa Polaski, atual sede da Associação Cultural Polonesa, a Igreja Sagrada Família e a Igreja Santo Estanislau. O artesanato de tradição cultural, bordado ucraniano e wicynanki, “Arte Eslava” pode ser apreciado no Centro de Recepção localizado na Praça Brasil e no Centro de Tradições Ucranianas na localidade de Iracema.

A religiosidade dos imigrantes contribuiu para construir a identidade pela qual o município é conhecido. Com edificações religiosas tombadas e manifestações religiosas como festas, colendas e romarias; um roteiro religioso de extrema relevância para o estado e região.

Imagem ilustrativa região turística Vale do Contestado

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

Saiba mais sobre a região Vale do Contestado acessando o
IDMS de Itaiópolis
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Itaiópolis.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC Ver mapa >
Blumenau, SC Ver mapa >
Joinville, SC Ver mapa >
Chapecó, SC Ver mapa >
Lages, SC Ver mapa >
Criciúma, SC Ver mapa >
Porto Alegre, RS Ver mapa >
Curitiba, PR Ver mapa >
São Paulo, SP Ver mapa >
Brasília, DF Ver mapa >