Portal Municipal de Turismo de Itaiópolis
Associações

Instância de Governança Regional Caminhos do Contestado

Os municípios do Planalto Norte Catarinense – cenário do Tropeirismo e da Guerra do Contestado – revelam a sua identidade através do mosaico formado por diferentes etnias com suas culturas, gastronomias e arquiteturas; em meio a paisagens deslumbrantes; sempre permeadas pelos trilhos de trem, testemunhas de importantes acontecimentos históricos.

Com a coordenação do Sebrae entre os anos de 2010 a 2013 o roteiro Caminhos do Contestado foi criado e formatado com os melhores atrativos turísticos da região. Ao terminar o convênio com o Sebrae no final de 2013 surge um novo desafio, o de continuar as ações em prol do desenvolvimento turístico regional por meio da Associação de Desenvolvimento do Turismo Caminhos do Contestado.

A demanda para o desmembramento da região do Vale do Contestado e criação da nova região turística passou pelo processo de fortalecimento das políticas públicas de turismo no Estado atendendo a conformidade dos requisitos apresentados pelo próprio Ministério do Turismo referente ao Mapa de Regionalização, os “Municípios devem ser limítrofes e/ou localizados nas proximidades” bem como a recomendação de que a “região deve conter uma quantidade de municípios administrável”.

Ainda no ano de 2017, a IGR Vale do Contestado, que contemplava 67 municípios, deu seu aval oficial pelo desmembramento da região, o que ocorreu de forma democrática e participativa.

Em Santa Catarina, a nova região turística Caminhos do Contestado foi incluída no Mapa do Turismo, uma reivindicação antiga dos municípios que se desmembraram do Vale do Contestado, que por sua vez também passou a denominar-se Vale dos Imigrantes.

Muita diversidade cultural, histórica e natural marca a nova região que tem um elevado potencial turístico. O trabalho futuro será pelo fortalecimento da região enquanto destino turístico catarinense.

A nova região turística Caminhos do Contestado conta com 13 municípios, sendo: Bela Vista do Toldo, Caçador, Calmon, Canoinhas, Irineópolis Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Timbó Grande, Três Barras.

Esta região tem como missão:

Estruturar a Cadeia Produtiva do Turismo através da organização e fortalecimento dos empreendimentos econômicos, para a geração de emprego, renda e desenvolvimento da economia regional.

Organizar campanha de sensibilização junto às instituições públicas e privadas a respeito da importância multiplicadora do Turismo na Economia regional

Estruturar e organizar as rotas existentes de turismo nos municípios, tornando-as efetivas.

contato@caminhosdocontestado.com.br

telefone : 47 92045934