A paixão pela cultura e pelos costumes dos antepassados é o que move os membros da Associação Cultural Polonesa, que promove uma vez ao ano a tradicional Noite Polonesa.
A sede da Associação encontra-se situada no bairro histórico Alto Paraguaçu, conhecida também como Casa Polaski, que foi construída em 1928, tendo como seus primeiros proprietários Theodoro Smangorzewski e Martha Minikowka, e já abrigou um armazém e um banco. O comércio foi fechado no final da década de 1940, e a casa vendida.
A família Polaski foi à última proprietária do imóvel, que foi comprado pelo Iphan em 2008, por possuir representatividade para a arquitetura de imigrantes poloneses da região e compor os Roteiros Nacionais de Imigração. É um exemplo singular de construção mista, em madeira com fachada de alvenaria, e a composição da fachada apresenta arranjos e proporções que tendem ao neoclássico.
As laterais são ocupadas por amplas varandas de madeira. Foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e devolvida à comunidade, com direito de administração concedido à Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis. A reabertura ocorreu em 11 de dezembro de 2014. Uma vez por mês através da “Bodega Polaski”, o bairro histórico Alto Paraguaçu vira palco da gastronomia, cultura e entretenimento para a família.
O evento é organizado pela Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis e do Grupo Folclórico Wi?zy Polskie. A estrutura da Bodega Polaski, traz consigo a influência polonesa, com comidas e músicas típicas que tem como principal objetivo o resgate da identidade cultural, além de criar um novo espaço para o entretenimento e convivência com o bairro histórico.
Contatos:
amanda@semmer.com.br
telefone : (47)9922-4866 Amanda
telefone : (47) 3652-2220
REDES SOCIAIS